NOTÍCIAS

Informações atualizadas todos os dias

Plataforma oferece cursos gratuitos, cadastro de currículos e vagas de emprego

MB Comunicação 

 

O Movimento Santa Catarina pela Educação iniciou um novo ciclo em 2020/2021, voltado para o desenvolvimento social e econômico, visando contribuir para a retomada da economia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para isso, foi lançada, em janeiro, a plataforma do Movimento, com objetivo de ser um canal de comunicação entre pessoas que estão procurando emprego e empresas que disponibilizam vagas, além da oferta de capacitações.

A plataforma foi apresentada nesta terça-feira (23) em reunião da Câmara Regional de Educação. É uma iniciativa da Federação das Indústrias (Fiesc), do Comércio (Fecomércio), da Agricultura (Faesc) e dos Transportes (Fetrancesc), em parceria com a Acate, Sebrae/SC, Instituto Ayrton Senna, Centro de Inovação da Educação Brasileira, Junior Achievement, Undime/SC, Sistema Ailos e Prefeitura de Florianópolis. 

O assessor da área de responsabilidade social da Fiesc, Sandro Volpato Faria, apresentou as funcionalidades da ferramenta, que possui três eixos: o cadastro de currículos, a inserção de vagas de emprego e as capacitações. “O acesso é simples e prático. A plataforma é dinâmica, ou seja, sempre serão feitas atualizações. São disponibilizados cursos em sete temas transversais: competências socioemocionais, empreendedorismo, finanças pessoais, inglês, matemática, mundo digital e português. Em breve teremos também sobre tecnologia da informação e comunicação”, relatou, ao acrescentar que no total são 41 cursos e que para o segundo semestre estão previstas novas funcionalidades. “Queremos mostrar para as pessoas a importância de estudar e que elas podem ter um futuro melhor ao se capacitar”, realçou.

A líder do Movimento SC pela Educação, Osnilda Leite, reforçou que a plataforma está sendo apresentada para empresas, sindicatos, entidades e feito um amplo trabalho de divulgação em redes sociais, com flyers, busdoor e outdoor para que mais vagas e currículos sejam cadastrados. “Com 25 dias de funcionamento, já temos mais de 40 mil acessos e quase 400 vagas cadastradas”, frisou. Para fortalecer a atuação em cada região, com estratégias de acordo com as necessidades locais, será disponibilizado um dossiê com indicadores educacionais, econômicos e sociais.

O gerente executivo do Sesi, Senai e IEL nas regionais Oeste e Extremo Oeste, Jardel Carminatti, destacou que o Oeste é uma região próspera. “A busca por profissionais qualificados é uma necessidade da indústria. Temos muitas vagas abertas. Em 2020, mesmo com a pandemia, o saldo de emprego foi de mais de 5 mil oportunidades. A Câmara Regional de Educação fomentará e multiplicará a plataforma”.

O vice-presidente regional Oeste da Fiesc, Waldemar Schmitz, reforçou o engajamento neste novo ciclo do Movimento SC pela Educação. “A iniciativa vem ao encontro das necessidades da região, que é a qualificação de mão de obra, e trará grandes benefícios tanto às empresas, quanto aos profissionais que precisam se recolocar no mercado de trabalho ou mesmo se qualificar e crescer na carreira”.

Acesse e conheça: https://msce.santacatarinapelaeducacao.com.br/.

MOVIMENTO SC PELA EDUCAÇÃO

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) desde 2012, com participação do Sesi e do Senai. Obteve a adesão dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (Faesc e Senar), Transportes e Logística (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC).